sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Novo vírus ataca celulares Android na China


Um poderoso vírus ataca smart phones na China que roda o sistema operacional Android. A empresa de anti-vírus Lookout Mobile Security estima que o número de celulares infectados pelo vírus varia de dezenas a centenas de milhares de celulares!

Os investigadores disseram que o vírus, chamado "Geinimi" ainda não causou estragos e eles não têm certeza do que seus autores estão tentando realizar. Poderia ser coisa de alguma rede de publicidade mal-intencionada na tentativa de criar uma "botnet", que é um exército de computadores escravizados na qual seus controladores podem se comprometer por roubo de identidade, usar para lançar ataques para paralisar os sites ou transformar em servidores de e-mail spam.

Ainda assim, com o surgimento do Geinimi, a preocupação é que os hackers estão mudando de foco, deixando de atacar os PCs para atacar dispositivos móveis como os smartphones, onde os usuários estão cada vez mais colocando dados confidenciais em seus bolsos.

Os celulares são contaminados com Geinimi quando os usuários fazem download de aplicativos de software que foram remontados para incluir o vírus. Pesquisadores da Lookout disseram que até agora eles só têm encontrado o software corrompido em lojas de aplicativos de terceiros voltados para o mercado chinês. As versões legítimas das aplicações no Android Market oficiais parecem ser seguros, afirmaram.

Os celulares corrompidos ligam de volta para um computador remoto para obter instruções sobre o que fazer em intervalos de cinco minutos. Então, elas transmitem informações sobre a localização do dispositivo, a sua identificação de hardware e do SIM card para o computador remoto. Até agora, os computadores remotos tem coletado dados, mas não emitiu qualquer outra solicitação para os telefones infectados.

Segundo Liam Murchu, gerente de pesquisas com software anti-vírus fabricante Symantec, os dispositivos infectados poderiam ser requisitados para fazer chamadas, enviar mensagens de texto e fazer download de software malicioso para outros telefones.


Fonte: MSN BC

Nenhum comentário:

Postar um comentário