Engenheiros e cientistas têm trabalhado há anos na tentativa de integrar a tecnologia de Force Feedback dos jogos aos robôs cirúrgicos, permitindo com que o médico possa ver, controlar e “sentir” o que o robô está fazendo. Os robôs cirúrgicos estão sendo cada vez mais usados para realizar operações delicadas e permitem extrema precisão, porém o problema é que não há nenhuma sensação tátil para o médico que está controlando o robô, ou seja, se um bisturi tocar contra uma veia exposta, o operador (no caso o médico) não sentirá a colisão. Agora os engenheiros estão tentando aperfeiçoar os robôs, afim de que o operador tenha consciência dessas pequenas colisões que podem ocorrer durante a cirurgia.
Para aprimorar e desenvolver essa técnica, engenheiros precisariam de mais tempo, estudos e tecnologia. Mas os alunos de engenharia da Universidade de Washington têm uma idéia melhor. Sabe o Kinect, aquele acessório do console Xbox 360 da Microsoft? Isso mesmo, esse grupo de estudantes estão usando o dispositivo de vídeo-game para orientar as ações dos robôs cirúrgicos. Por essa nem a Microsoft esperava!
O estudante Fredrik Ryden é o cérebro por trás desta operação, ele comprou um Kinect em meados de dezembro, reprogramou e desenvolveu um software permitindo que o dispositivo da Microsoft pudesse criar mapas 3D do corpo de um paciente, fornecendo assim a tecnologia force feedback e atualizações em tempo real. Basicamente, o que essa engenhoca faz é limitar os movimentos do braço do robô para uma área especifica da cirurgia com o objetivo de evitar acidentes e complicações, caso a mão do médico deslize.
“É realmente bom para demonstração porque o custo é baixo e é muito acessível”, disse Ryden, que desenvolveu o sistema em um final de semana. “Você já tem os drivers, basta ir lá e pegar os dados. É muito fácil de fazer prototipagem porque a Microsoft já construiu tudo.”
Sem o Kinect, o custo do projeto sairia em torno de 50.000 dólares. No entanto, o grupo deverá fazer aperfeiçoamentos como a resolução de vídeo e a escala dos sensores para um tamanho adequado para uso cirúrgico. Já é um começo bastante promissor se levarmos em conta que o Kinect foi feito para diversão poderá muitas salvar vidas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário