sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Confusão com a tecnologia 4G já começou

O termo 4G, que também é chamado de Quarta-Geração de Sistema de Comunicações, é usado para descrever a próxima etapa em comunicações sem fio. Esta tecnologia está se expandindo nos Estados Unidos, e chegará no Brasil em 2013, antes da copa do mundo em 2014. Vamos ver aqui quais são suas principais características do 4G, diferenciando este das gerações anteriores: transmissão com velocidade de 100Mbps em celulares e 1Gbps em conexões wireless fixas (para ter noção da velocidade, imagine fazer download de um filme em 5 minutos!); conexão com internet através de WiMAX ou Wi-Fi; telefonia VOIP e alta qualidade de transmissão de vídeo e áudio.

Nos Estados Unidos a confusão já começou, pois as operadoras não estão atentendo as especificações da União Internacional de Telecomunicações - UIT para o 4G. A exigência número um da lista é a velocidade, e parece que a tecnologia oferecida pelas quatro maiores operadoras dos Estados Unidos não é tão rápida  quanto deveria ser.

Não houve problemas na transação da tecnologia 2G para 3G, pois os critérios foram claramente definidos. Com o avanço para a tecnologia 4G novos critério foram definidos, porém algumas das maiores operadoras dos Estados Unidos resolveram simplesmente ignorar, vendendo a tecnologia com seus próprios rótulos.

“O termo 4G basicamente perdeu seu sentido. Não é um termo que qualquer um poderia usar seriamente para se referir a alguma coisa técnica. É um termo de marketing, que significa coisas diferentes para pessoas diferentes.”, disse Dan Warren, diretor sênior de tecnologia da GSM Association. Ele ainda ressalta que rótulos e padrões definidos por organizações como a UIT são importantes para crescimento de novos serviços e definir as expectativas do consumidor.

O motivo para as operadoras estarem fazendo isso é que a UIT não está fazendo nada para resolver esse problema e quem sai perdendo nessa hora é o cliente, que fica cada vez mais confuso no meio dessa situação vergonhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário